Os melhores cortes para fazer um churrasco impecável

carne crua em cima de tábua

Que nós amamos churrasco isso já não é mais nenhuma novidade, não é? Definimos um bom final de semana como aquele com um bom churrasco servido, feito em casa, no clube, no vizinho, na casa família, enfim, o importante é assar a carne! Mas será que você sabe nos dizer quais são os melhores cortes para cada ocasião? Bom, se não souber, não tem problema. Estamos aqui para ajudar, mostrando nesta publicação, quais são as peças indispensáveis para preparar um churrasco impecável.


Fazer churrasco é uma arte. E começamos escolhendo uma carne de qualidade com um corte para cada ocasião. Este corte não pode ser feito de qualquer jeito, porque isso influencia diretamente no sabor da carne. A picanha, por exemplo, a deusa que toda churrasqueira recebe com gratidão, precisa ter um corte não muito grande, sem ultrapassar 1,4kg, senão a maciez dela será totalmente comprometida. Se você tiver uma churrasqueira muito grande também, será melhor aquecê-la com cautela e saber combinar esses cortes nela. Peças grandes de carne precisam de churrasqueiras maiores, assim o calor fica bem distribuído e a carne assa com perfeição. Mas vamos seguir por cortes:

Picanha

Com apenas um pouco de sal grosso, na medida certa, a preferida dos brasileiros assa perfeitamente e um pedaço inteiro ou em fatias. Sua maciez é difícil até de descrever e só de escrever esse artigo já deu água na boca.

dois pedaços de picanha crua em cima de tábua

Alcatra

É extremamente saborosa e pode ser preparada como você quiser na churrasqueira, porém, por ter menos gordura que as demais carnes de assar, ela resseca mais rapidamente. Portanto, fique atento ao prepará-la para que a carne não perca sua suculência.

Costela

No sul do Brasil, a palavra costela faz os nossos corações acelerarem. Ela possui uma capa de gordura que pinga quando é assada e atenua o sabor da carne. Requer mais paciência para preparar, um boa costela é feita com horas de dedicação, mas quando fica pronta, ela se desmancha na boca.

costela assada com temperos ao lado

Contra filé

Presente nos pratos brasileiros de norte à sul, o contra filé é um corte excelente para quem quer um sabor marcante. O ideal é deixar ele mal passado, para não endurecer a carne.

Maminha

Prepare ela em brasa bem quente. Mantenha a capa de gordura para o calor concentrar todo o sabor no centro da carne. Esse corte é um espetáculo, perfeito para quem busca maciez.

Fraldinha

Super recomendada para quem não pode abusar da gordura e busca comer um churrasco sem receio de ganhar calorias extras. A fraldinha possui pouquíssima gordura e é concentrada em fibras. Portanto, aproveite!

Deu vontade de acender os carvões agora e assar alguns cortes. Prepare seu check-list de compras, seu espeto favorito e vamos assar bons cortes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *