O churrasco gaúcho

churrasco gaúcho

O churrasco gaúcho é único. Sem dúvida somos os melhores assadores do planeta. Mas também somos democráticos e queremos que todos no Brasil conheçam os segredos. Mas esse título não é obra do acaso. O churrasco gaúcho tem alguns segredos. Você sabe preparar um churrasco de primeira? Veja alguns dos segredos para tornar você o melhor churrasqueiro da turma.

churrasco gaúcho

A escolha da carne

Um bom churrasco começa pela escolha da carne ideal. Para o típico churrasco gaúcho, a carne não pode ser muito magra, de preferência aquelas com a gordura clara.

Quando a carne é de um animal velho, os cortes ficam escuros e a gordura em tom amarelado.

Carnes muito duras não servem para ser assada no fogo, verifique a maciez apertando levemente a carne. Os cortes embalados a vácuo costumam manter a carne fresca por mais tempo.

As facas

Um corte errado pode estragar a carne. Por isso, verifique se suas facas estão bem afiadas e com boa empunhadura para o manuseio. As facas para carne não devem ser usadas para outros fins. E na hora de guardá-las, deixe em uma bainha de couro para proteger o fio. Ter uma faca grande, com mais de 30 cm, facilita a vida do assador.

O fogo

Um fogo bem feito é essencial para o churrasco gaúcho típico, pois um fogo fraco ou uma alta labareda podem estragar sua carne. Acesa o carvão antes de colocar a carne e espere ele liberar a fumaça inicial, que deixa gosto e cheiro ruins na carne. Espere as chamas cessarem e coloque a carne quando uma camada de cinzas se forma sobre as brasas. Espalhe um pouco a brasa na churrasqueira e leve a carne ao fogo.

churrasco gaúcho

Altura da carne

Esse é outro ponto crucial para um churrasco gaúcho perfeito. A carne muito perto do fogo queima por fora e fica crua por dentro, enquanto a carne colocada longe demais do fogo cozinha sem o sabor característico do churrasco. Sua carne estará na altura ideal quando a gordura pinga na brasa sem levantar labaredas.

Tempero

Para preparar o típico churrasco gaúcho, o único tempero utilizado é o sal grosso. Salgar a carne ainda crua pode deixá-la seca e dura. Coloque a carne no fogo sem sal e só tempere depois que ela pegar cor.

churrasco gaúcho

Espetos

Os espetos são melhores para carnes menores, como medalhões e costela. As grelhas servem para picanha, maminha e outras peças grandes. Para um churrasco bem assado e sem esforço, conte com os espetos giratórios e acessórios da Espetoflex, pois eles giram a carne o tempo todo, evitando assar um lado mais do que o outro, tarefa que tem que ser vigiada de perto pelo churrasqueiro, quando não dispõe de espeto giratório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *